Lentes de alto índice vs lentes comuns
>
>
Lentes de alto índice vs lentes comuns

Lentes de alto índice vs lentes comuns

Quando um paciente apresentava problemas de visão com alto grau, era comum que fossem indicadas as lentes mais espessas e pesadas – as “fundo de garrafa”. Porém, isso era antes da discussão lentes de alto índice vs lentes comuns.

Lentes de alto índice são as opções mais recomendadas para quem busca conforto e um visual mais atraente. Elas são indicadas para alto grau de miopia, hipermetropia e astigmatismo, sendo feitas principalmente para a miopia.

Porém, qual é a grande diferença entre os tipos de lentes para os óculos? Prossiga com a leitura do artigo e saiba mais!

Lentes de alto índice vs lentes comuns: qual é a diferença?

“Lentes de alto índice são as únicas opções capazes de proporcionar óculos mais finos para alto grau de miopia.”

As lentes de óculos de grau são capazes de curvar (ou refratar) a luz quando ela as atravessa. O tamanho da capacidade de curvatura ou refração da luz é o que define a correção dos erros de refração.

Se você apresenta miopia alta, acabam sendo necessárias as lentes que são mais grossas. Além disso, as lentes comuns costumam ser de vidro ou plástico, que são materiais mais pesados e espessos.

Porém, aí entra o índice de refração nas lentes de óculos de grau. O índice define o poder da matéria-prima da lente de mudar a direção da luz, de forma a acertar o foco. Quanto maior o índice, menor a espessura para conseguir uma visão nítida.

Então, qual é a maior diferença entre os tipos de lentes para o óculos?

Uma lente de alto índice para miopia é feita para ser mais fina e mais leve no peso geral. Isso acontece justamente pelo índice de refração: ele se trata da razão entre a velocidade da luz ao atravessar o ar e ao atravessar o material da lente.

Lentes comuns apresentam um índice de refração de aproximadamente 1,50 (plástico) e 1,52 (vidro). Já as lentes de óculos de grau com alto índice variam seu índice entre 1,53 e 1,90. Lentes acima de 1,70 acabam sendo, no mínimo, 50% mais finas que as comuns.

E quais são os tipos de lentes para óculos com alto índice?

Há basicamente dois tipos de lentes de alto índice para miopia: cristal e resina. As lentes de cristal apresentam índices elevados, que chegam a 1,70, 1,80 e 1,90. Além disso, são mais pesadas e frágeis.

Elas apresentam o formato esférico, sendo o centro mais fino e a borda mais grossa. Dessa forma, acabam não diminuindo as distorções nas laterais da lente.

Enquanto isso, as lentes de resina são mais leves, resistentes e possuem design asférico: plano, com distribuição mais uniforme do material. Seus índices costumam ser 1,67, 1,74 e 1,76.

Quais são as vantagens das lentes de alto índice?

Observando as características dessas lentes de grau, é possível apontar três principais vantagens.

Finura

Por ser mais eficiente na sua capacidade de curvar a luz, as lentes de alto índice para miopia apresentam bordas mais finas. Lentes comuns precisam ser mais grossas para apresentar a mesma potência das lentes de alto índice.

Leveza

Por causa do material utilizado, as lentes de alto índice apresentam bordas mais finas e, como consequência, acabam sendo mais leves. É diferente do plástico e até do vidro de alto índice, que tem bordas finas, mas é mais pesado que o vidro convencional.

Dessa forma, acabam sendo as mais indicadas para casos de hipermetropia, que costumam ter lentes convencionais muito pesadas.

Design

A maioria das lentes de alto índice apresentam design asférico, que é plano por distribuir o material de maneira mais uniforme pela lente. Isso reduz a aparência de lupa que é comum em óculos para problemas de visão com alto grau.

Como consequência, gera um perfil mais atraente para o usuário.

É necessário que as lentes de alto índice apresentem revestimento antirreflexo?

Não é toda a luz que atravessa a lente – uma parte reflete na superfície e pode reduzir a nitidez da visão, principalmente durante a noite. Lentes comuns refletem cerca de 8% da luz, enquanto as de alto índice refletem 50% mais que as tradicionais.

Dessa forma, acaba sendo necessária a presença do revestimento antirreflexo (AR), que ajuda a lente de alto índice a transmitir até 99,5% da luz. Como consequência, o reflexo na lente acaba sendo praticamente eliminado.

Então, as lentes de alto índice são a melhor opção?

A resposta é sim e por um motivo óbvio agora: lentes de alto grau não precisam ser grossas. Uma lente de resina de design asférico é mais fina e mais leve, além de proporcionar um visual muito mais atraente para quem a usa.

Porém, é necessário se consultar com um profissional para saber qual lente de alto índice é a mais recomendada para o seu caso. Há diferentes índices de refração (entre 1,53 e 1,90), assim como diferentes materiais (vidro, cristal e resina).

De qualquer forma, na discussão sobre lentes de alto índice vs lentes comuns, a primeira opção ganha. E aqui na Óticas New Vision, você pode comprar lentes de alto índice com alta qualidade e preço acessível – saiba mais agora!

Share this post

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.