Os receituários de farmácia são confiáveis?
>
>
Os receituários de farmácia são confiáveis?

Os receituários de farmácia são confiáveis?

Os receituários de farmácia são confiáveis?

Quando se busca economizar, diversas opções surgem para o consumidor. Os óculos de receituários de farmácia são uma dessas opções, pois já se encontram prontos – com armação e lente de grau. Porém, vale a pena?

Muitos se perguntam se o óculos de farmácia faz mal, já que não é personalizado para cada pessoa. Além disso, ele se trata de um óculos que pode ser obtido sem a apresentação de prescrição médica, o que aumenta o seu risco.

Então, apesar de sua economia, talvez as suas desvantagens tornem essa característica menos compensadora. Prossiga com a leitura do artigo e conheça mais sobre!

Então, o que são os óculos de farmácia?

“É vedado o comércio de lentes de grau, exceto quando não houver no município estabelecimento específico para esse fim, conforme legislação vigente.” (Instrução Normativa Nº 9/2009)

Os óculos de farmácia, conhecidos como óculos de leitura, se tratam de óculos prontos vendidos em farmácia, ou seja, com armação e lente de grau. Dessa forma, são óculos de grau que não apresentam nenhuma personalização para quem o usa.

Eles são bastante procurados por pessoas que possuem a presbiopia, conhecida como vista cansada, sendo geralmente um público acima dos 40 anos. Porém, também são buscados por pessoas que querem óculos barato.

Por serem vendidos prontos, o preço é mais baixo. Contudo, muitos deles apresentam irregularidades no grau e não consideram a distância entre as pupilas de cada usuário. Isso pode causar dores de cabeça, enjoos e vertigens.

Obs: a venda dos óculos de farmácia é permitida sob as condições da Instrução Normativa Nº 9/2009.

Pode comprar óculos de grau pronto da farmácia sem a prescrição médica?

É possível comprar o óculos de leitura sem a receita médica, porém, não é o ideal a se fazer. Através da prescrição médica, se obtém um óculos com o grau correto para a sua visão, podendo servir para diferentes problemas de vista.

Porém, os óculos de farmácia não são a solução definitiva, visto que a visão ainda pode piorar até os 60 anos. Por isso que três recomendações são feitas para quem buscar pelo óculos de grau pronto da farmácia:

  • Use esse óculos na faixa dos 45-60 anos por, no máximo, dois anos;
  • Realize um exame ocular anual com o seu oftalmologista;
  • Opte por óculos de menor grau, caso esteja em dúvida.

Óculos de farmácia faz mal?

Apesar de servir como um ótimo quebra-galho, a verdade é que o óculos de farmácia faz mal, pois apresenta algumas imperfeições. Para começar, ele traz o mesmo grau em ambas as lentes, ignorando o fato de que as pessoas apresentam graus diferentes.

Além disso, sem a prescrição médica, o óculos de leitura pode se tornar a maior causa do agravamento da presbiopia. Por ser um óculos barato, ele tem a chance de:

  • Aumentar o grau de um olho, pois o óculo de grau pronto da farmácia apresenta o mesmo grau em ambas as lentes. Com isso, um dos olhos acaba sendo forçado, o que aumenta o grau no longo prazo;
  • Não corrigir problemas de vista, como a miopia e o astigmatismo. Se o problema não for tratado, é maior a chance de evoluir para outros sintomas;
  • Não ser personalizado, o que faz o centro óptico possivelmente ficar desalinhado em relação ao centro da pupila. Com isso, o usuário acaba olhando pelo lado da lente, o que causa tensão ocular e desequilíbrios musculares na região;
  • Apresentar imperfeições de fabricação, pois como não é feito para você, é maior a chance de apresentar ondas ou bolhas nas lentes.

Há alguma forma de usar os óculos de grau da farmácia?

Caso tenha a necessidade eventual por um óculos de farmácia, é importante que realize antes um exame ocular. Através dele, é possível definir o grau correto para a sua visão, além do tipo mais indicado para o seu problema (miopia, astigmatismo, etc).

Se possuir o mesmo grau ou similar nas duas lentes, o óculos de leitura pode servir melhor. Porém, caso apresente algum desconforto visual, é essencial que busque logo agendar um exame.

Pode ser que o seu grau tenha aumentado ou então que existam condições como o glaucoma e a catarata.

Vale a pena o receituário de farmácia?

No curto prazo, os óculos de farmácia são uma opção funcional que vale a pena. Tendo a prescrição médica, eles acabam “quebrando o seu galho”’ e servindo como um paliativo para o problema de visão.

Contudo, pensando no longo prazo, não vale a pena. Apesar de ser barato e prático, ele não é feito para atender às suas necessidades, ou seja, não se encaixa com o seu problema. Isso pode acabar agravando a sua situação.

Por isso que a melhor opção é comprar um receituário de qualidade, que apresenta a segurança que você precisa na correção da visão. Ao invés de buscar os óculos de farmácia, conte com o profissionalismo da New Vision para resolver o seu problema!

Share this post

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.