Av. Bernardo Vieira, 3775 – Loja 281
Tirol, Natal 59051-000 Natal, RN
+55 84 9199-6201
Google map
Como saber que uma criança precisa de óculos? Apesar de muitos pais acharem que problemas de visão ocorrem apenas depois, a verdade é que eles podem começar logo na infância. Nesse momento, seu filho precisa de um óculos de grau.
Porém, nem toda criança apresenta esses problemas. Por isso que você deve estar atento e conhecer os principais sintomas de problema de vista infantil. Apenas dessa forma vai rapidamente obter um óculos de grau para crianças.
E quais são esses sintomas? Prossiga com a leitura do artigo e conheça alguns sinais de alerta para prestar atenção!
“Em muitos dos casos, a dificuldade da criança na escola não é resultado da falta de atenção ou dedicação, mas sim por problemas de visão.”
Na infância, os problemas de visão podem ser um grande empecilho para a educação do seu filho. Segundo pesquisa divulgada pela revista Pais & Filhos, 7-12% das crianças em idade escolar sofrem com esses problemas.
Na fase da pré-escola, a quantidade é de 5%, enquanto no fundamental há o maior número de casos: 25% das crianças. Dessa forma, as dificuldades na escola podem ser o primeiro sinal de que o seu filho precisa de um óculos de grau infantil.
Porém, sendo mais específico, quais são os sintomas de problema de vista infantil?
A dor de cabeça é um dos principais sintomas de problema de vista infantil, pois a criança consome mais esforço para focar a visão. Tendo dificuldade para enxergar num dia inteiro de aula ou de brincadeira, seu filho provavelmente vai reclamar da dor de cabeça.
Antigamente, uma criança ficar muito perto da televisão era um sinal claro da necessidade de um óculos de grau. Agora, o seu filho pode estar aproximando demais os olhos da tela do celular, tablet ou computador – um sintoma da dificuldade de enxergar.
Além disso, apertar os olhos para focalizar no que está sendo visto, além de coçar eles, também é um sintoma.
Um sinal interessante da necessidade do óculos de grau para crianças é a dificuldade em realizar uma leitura. Crianças já alfabetizadas que não conseguem ler uma sentença sem se perder podem ter astigmatismo ou estrabismo.
Porém, caso seu filho não consiga ler sem usar o dedo indicador, isso pode ser outra coisa: ambliopia, ou síndrome do olhinho preguiçoso, onde as letras e palavras parecem muito próximas para a criança.
A necessidade por um óculos de grau infantil pode surgir quando seu filho constantemente coça os olhos e até lacrimeja. Fora a fadiga ocular, isso é um sinal possível para a conjuntivite ou alergia.
Além disso, se a criança apresenta predisposição para o ceratocone, a coceira pode acelerar a sua manifestação.
Crianças com estrabismo ou hipermetropia têm uma tendência quase instintiva de andar sempre com a cabeça baixa. Isso ocorre por elas estarem visualizando o caminho para evitar quedas e tropeções.
Aliás, quedas, tropeções e esbarrões frequentes podem ser um alerta para a necessidade do óculos de grau.
Quando seu filho tapa um dos olhos com a mão, isso pode ser um sintoma de que ele está tentando enxergar com o olho bom. Essa ação costuma ocorrer durante o período na escola ou atividades de lazer, como mexer no computador.
Caso note isso, busque investigar a situação por meio de um exame oftalmológico.
Se o seu filho apresenta uma forte sensibilidade à luz, isso pode ser o sintoma da exotropia, uma forma do estrabismo. Também tem a chance de ser outras condições e problemas refrativos.
Por isso que, novamente, deve investigar o caso através de um exame oftalmológico.
Não existe um limite de idade para usar óculos – até mesmo bebês podem precisar de um óculos infantil. O que existe são as idades para realizar diferentes acompanhamentos da saúde ocular:
Se não notar nada na primeira consulta, busque o oftalmologista quando notar alguns dos sintomas anteriores.
Antes de realizar um exame oftalmológico, faça um pequeno teste em casa: tape um dos olhos de cada vez e peça para o seu filho focar a visão em uma direção. Caso ele não enxergue de maneira similar nos dois, busque o oftalmologista.
O oftalmologista vai realizar o diagnóstico para desvendar a condição e fazer a receita das lentes corretivas. Depois, apresente a criança ao óculos infantil de maneira positiva, tratando-o como uma ótima novidade e pedindo para ela escolher a armação.
Agora que aprendeu como saber que uma criança precisa de óculos, você deve também fazer ela se acostumar. Na Óticas New vision, encontrará armações e lentes de qualidade seguras e, principalmente, variadas para a escolha do seu filho!