Av. Bernardo Vieira, 3775 – Loja 281
Tirol, Natal 59051-000 Natal, RN
+55 84 9199-6201
Google map
Diferentes são os problemas de visão que as lentes podem corrigir, mas um que é pouco falado é a presbiopia. Conhecida como vista cansada, esse problema costuma ocorrer a partir dos 40 anos e acaba pedindo pelo uso das lentes multifocais ou progressivas.
E como funciona a lente multifocal? Bem, ela é bastante diferente das lentes bifocais, corrigindo a visão de perto, intermediária e de longe. Essas divisões não são percebidas, o que melhora em muito a sua visão e visual.
Prossiga com a leitura do artigo e veja para que serve a lente multifocal!
“Conforme envelhecemos, nossos órgãos e funções vão perdendo a sua vitalidade e eficiência – e isso acaba ocorrendo com os olhos.”
Para entender mais do assunto, é necessário conhecer para que serve a lente multifocal – e tudo começa pela presbiopia. A vista cansada é uma condição natural do envelhecimento do corpo, mais especificamente da perda de elasticidade do cristalino.
O problema, que costuma ocorrer entre os 40-50 anos, diminui a capacidade de focar em objetos próximos e também distantes. Diferente de outros problemas de visão, como astigmatismo e miopia, é uma ocorrência natural.
Aí entram as lentes progressivas ou multifocais, que apresentam múltiplos focos num único óculos de grau. Dessa forma, não importa se o problema é a visão de perto ou de longe – o óculos com lente multifocal corrige.
Para entender como funciona a lente multifocal, você deve saber que ela possui três campos de visão em seu material:
Através da combinação dos três campos, é possível ver de perto e de longe de forma muito mais progressiva. Não se faz necessário mover a cabeça para cima ou para baixo para focar no objeto de seu interesse – a transição é bastante natural.
Dessa maneira, é diferente das lentes bifocais, que apresentam uma marcação bem visível para os campos de visão. Funcional e esteticamente falando, é uma opção não muito boa para você.
Para se ter um óculos de grau com lente multifocal, é necessário que a armação apresente a altura do aro com tamanho correto. Se a altura for muito pequena, provavelmente você não vai ter a transição suave entre os campos de visão.
O ideal é que a armação tenha altura de 30 mm ou 3 cm, de forma que a transição da lente progressiva ocorra bem.
Contudo, essa não é a única característica que deve ficar de olho na lente multifocal. Há múltiplos níveis de correção visual, o que traz diferentes tipos de lentes progressivas.
As lentes multifocais simultâneas são um dos principais tipos de lentes progressivas, pois os diferentes tipos de correção se alternam. Elas são encontradas na forma rígida e gelatinosa.
De visão alternada e forma rígida, esse tipo apresenta duas áreas diferentes em poder refrativo:
Com isso, as lentes multifocais de translação são recomendadas para a direção de um carro ou leitura. Contudo, não são indicadas para quem trabalha com computadores ou precisa da visão intermediária.
Esse tipo de lente progressiva combina a lente gelatinosa, na forma de anel, com a lente rígida em seu interior. Com isso, apresenta um menor tempo de adaptação em relação aos outros tipos.
Quem nunca usou lentes progressivas ou está muito acostumado a outro tipo de lente, vai ter dificuldades no processo de adaptação. Contudo, não se preocupe, pois o cérebro e o olho tem a capacidade para se ajustar às novas condições.
Em geral, o período de adaptação dura 7 dias – nesse contexto, você pode sentir alguma tontura, náuseas ou dor de cabeça. Porém, esses sintomas logo somem naturalmente.
Há alguma forma de tornar essa adaptação mais suave? Sim, e aqui vão algumas dicas!
Tente usar o óculos todos os dias, já o colocando assim que acorda durante os primeiros 7 dias. Dessa forma, se torna mais simples a adaptação do cérebro e dos olhos.
As três medidas a seguir são importantes para qualquer tipo de óculos, mas são cruciais para as lentes multifocais:
As três medidas devem ser calculadas de forma precisa por um profissional para gerar o maior conforto!
As lentes multifocais personalizadas são produzidas de maneira individual para cada pessoa, levando em conta o seu estilo e quantidade de horas de uso. Dessa maneira, é muito mais confortável e fácil de se adaptar.
Por fim, a maior dica que podemos lhe dar é que procure pelas lentes de maior qualidade. Elas devem ser precisas, de forma que produzam uma adaptação mais rápida e um design muito mais suave para os olhos e nariz.
Na New Vision, você vai encontrar as suas lentes multifocais ou progressivas com grande qualidade e as melhores marcas para receituário e óculos de sol. Veja agora o que pode encontrar em nossa loja!